Controle de Posição Servo Motor – LabView + Arduino

Na matéria de Sistemas Embarcados tivemos que desenvolver um sistema para controle de posição de um servo motor. O LabView facilita muito a interface com usuário, com ele pudemos criar botões e visualizar variáveis.

O objetivo do projeto foi desenvolver um sistema de malha fechada para controlar a posição de um servo motor. A figura abaixo mostra o Arduino, a ponte H (que controla a direção do servo) e o próprio servo com um potênciometro em seu eixo (para medirmos a posição). Com a posição e a referência (aonde queremos que ele vá), calculamos o erro (posição-referencia). Por meio das portas PWM do arduino e uma ponte H fazemos o controle do servo motor.

Untitled 2

Foi desenvolvido um painel gráfico, aonde são exibidas as variáveis e existem botões de controle. Nesse painel temos dois indicadores, um de referência (para onde queremos que o servo vá) e outro que mostra a posição atual. Além destes, temos indicadores dos PWMs, gráfico da referência e posição atual pelo tempo, e outros indicadores.

O controle pode ser feito através de um Knoob ou por arquivo de texto, aonde podemos escrever os ângulos desejados (separados por vírgula) e usá-los como referência.

Untitled 2

Windows 8.1 printed document

Advertisements

2 thoughts on “Controle de Posição Servo Motor – LabView + Arduino

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s